terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LIÇÕES DO SALMO 73


"LIÇÕES DO SALMO 73



Mantenha a sua bíblia aberta no salmo 73.

O que nos chama a atenção é o vs.2 . Porque isto estava acontecendo com este homem fiel a Deus? Porque ele estava quase se desviando dos caminhos do Senhor, indo em direção a uma queda total? O vs. 3 responde: Vs. 3 “eu tinhainveja dos soberbos ao ver a prosperidade dos ímpios. “

A INVEJA ERA A CAUSA. O que é inveja?

Podemos ter duas definições de inveja:

a)  É desgosto ou pesar pela felicidade de outros
b)  ou também a inveja também pode ser definida por uma vontade violenta em relação a outro no que tange a ter, ser e fazer.
Vontade violenta de ter, o que o outro tem.  Ser, Fazer.
Agora a gente parte para uma outra pergunta:
Questão: Por que esse homem foi dominado pela inveja? Por quê?
Quando você tira o seu olhar que está centrado em Deus e deslocar o seu olhar e centrar nas pessoas, você é levado muitas vezes a fazer uma coisa terrível: que se chama COMPARAÇÃO.

E quando você compara a sua vida com outras pessoas no momento em que você está atravessando adversidades, você se sentirá inferiorizado e será levado a ter inveja do outro.

O caso dele foi comparação. Veja o que diz o Vs. 12,13: estes são ímpios ler
Se você ler em casa, com calma, do vs. 4 a 12, ele começa a ver o ímpio prosperar e no final do vs. 12 e 13, ele faz umacomparação entre a vida do ímpio e a vida dele que é justa. Afinal de contas, não está valendo a pena eu manter a minha pureza, servir a Deus. Porque eu tenho sido afligido a cada manhã! Esses camaradas aí blasfemam de Deus, criticam, fazem maldade e estão por cima.

Eu sou santo, justo, correto, e estou por baixo. Ele faz uma comparação, estava vivendo momentos adversos, uma tribulação que o texto não revela, ele tira o olhar de Deus e faz comparação com outras pessoas.

Ele estava passando por momentos difíceis na sua vida e ele vai fazer comparação. E quando ele faz essa comparação e vê que a sua situação é inferior, passa a ter inveja mesmo daqueles que vivem uma vida desregrada, porque eles estavam vivendo melhor, na visão dele. E ele santo, justo, estava passando problema.

E sabe o que eu aprendo aqui nesse texto? O que a inveja pode produzir 4 coisas:

a) vs. 21.             O meu coração se azedou. Coração azedo, coração amargurado. Uma pessoa amargurada pode fazer duas coisas: ou fica numa posição introspectiva, não quer relacionamento com ninguém., ou a pessoa  amargurada fica ranheta, chatonilda. Amargurada! Azedada! Parece que Chupou Limão! Nada é bom, nada presta, tudo é ruim!
b)  Outra coisa a pessoa amargurada sente: sinto picadas nos meu rins. Sabe o que é isso? Doenças psicossomáticas, que as ciências humanas falam muito, a bíblia já fala disso há mais de 3000 anos. Uma pessoa amargurada, vai produzir doenças pelo seu estado emocional. Uma pessoa com problema emocional, vai refletir, no caso dele, nos rins. Eu sinto dores nos rins. Tem gente que tem gastrite, problema de coração, problema em geral. Uma pessoa dominada pela inveja pode produzir tudo isso. Gastrite, úlcera no estômago, dores de cabeça, rins!
c)  A pessoa fica ignorante, irracional. Veja o diz o  no vs. 22. ‘era como animal…” A pessoa fica ignorante! Irracional! O que nos difere dos animais é a racionalidade. Onde você faz inferências, para analisar as coisas, mas uma pessoa dominada pela inveja fica irracional. Por isso você vê coisas loucas, assassinatos monstruosos, por causa da inveja. Gente que mata por causa da inveja! O camarada fica bruto, ignorante!
d)  Em quarto lugar, a pessoa entra num declínio espiritual. Vs. 2,3. A pessoa entra num declínio espiritual. O camarada entra num declínio espiritual, à medida que um coração é dominado pela inveja, pode afastar você de Deus. Qualquer coisa que nos domina perigosamente pode nos levar à derrota.
A questão é, o que eu faço quando estou envolvido com um problema que está me levando a passos largos para a derrota. Qualquer coisa que nos envolve que nos domina, pode nos levar para a derrota.

Agora quando ele vê que aquele situação vai levá-lo à bancarrota, ele dá 3 passos fundamentais para a vitória.

Eu quero pela palavra do Senhor dar uma receita aqui, 3 passos que ele dá para sair dessa situação adversa de ser dominado pela inveja e conquistar a vitória.

a)  PRIMEIRO PASSO: Vs. 15  “Se eu dissesse também falarei assim, eis que , ofenderia…” A primeira coisa que ele faz é ELE SE REFREIA. Ele controla o seu impulso. Se eu reclamar da minha situação, se eu falar o que esses ímpios falam, eu vou blasfemar contra Deus. Eu não vou dar vez ao meu impulso, eu vou me segurar, vou me controlar!
b)  SEGUNDO PASSO: vs. 16: quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado…” Ele tentou entender o porquê que ele estava naquela situação. A grande arte do ser humano é saber dirigir-se a si mesmo. Tem muita gente que tem medo de fazer uma análise introspectiva.
É fácil analisar a vida dos outros. Porque eu estou assim? E talvez tenha gente aqui pensando assim: ó Deus, porque eu sou santo, eu sou justo e vejo tanto ímpio prosperando? Ele tentou buscar no seu processo mental, no seu intelecto, descobrir o porquê. Ele tentou usar o poder da razão. Mas sabe que o poder da razão de vez em quando nos explica algumas coisas. Mas quando está na esfera espiritual, o poder da razão não vai explicar o que acontece nas esferas da nossa vida. Mas ele tentou, ele parou, pensou, analisou! Aí ficou perturbado porque com o poder da razão ele ficou mais confuso ainda.
c)  Aí ele dá o terceiro passo, que é o mais importante e é o definitivo para ele conquistar a vitória. Vs. 17 “Até que entrei no santuário de Deus…” Aleluia! Sabe qual é o grande segredo? É o terceiro passo. Primeiro ele se refreia, se domina, depois começa a raciocinar com o poder da razão, não conseguiu, então ele se aproxima de Deus, e busca em Deus as respostas que ele não tem. Prov. 16:1 “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca. “.Deus tem todas as saídas e respostas que você precisa.
Quando ele se aproxima de Deus, (Então entrei no templo e entendi o fim deles.) Ele passou a ter a compreensão espiritual que está acima do poder da razão.
ENTÃO ELE CHEGA A 7 CONCLUSÕES MARAVILHOSAS:
Então, entendi eu o fim deles.

A primeira coisa é que agora eu compreendo. A diferença entre eu, que estou sofrendo tribulações agora e o ímpio, é que ele vai sofrer eternamente. Ele passa a ter um entendimento porque ele se aproximou de Deus, ele buscou a Deus.

Sabe qual é a outra coisa que vai acontecer com ele? Vs. 27, primeira parte. “Eis que os que se alongam de ti perecerão”. É a segunda conclusão que ele chega. Quando alguém se afasta de Deus, não tem saída. Vai perecer eternamente!

Aí ele chega à terceira conclusão, que está no mesmo vs. 27 ,” tu tens destruído todos aqueles que apostatando, se desviam de ti.” Ele passa a entender e a compreender que a apostasia, que significa abandonar a fé, se desviar a fé, vai levar a pessoa à destruição eterna. Fica aqui na casa de Deus, meu filho, porque se você abandonar isso aqui, vai te levar à destruição. (7 espíritos piores…)

E ele chega à quarta conclusão, quando ele busca a Deus: Está no Vs, 28 primeira parte. Mas para mim bom é aproximar-me de Deus.

Ele está dizendo que quando a gente se aproxima de Deus, o Senhor nos sustenta!
O que está no salmo 16:18 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim;O Senhor está à minha mão direita, por isso nunca vacilarei. Uma pessoa que se aproxima de Deus não tem medo do futuro. (quanta gente com medo..) Ela sabe em quem tem crido. Olha que coisa linda, quando uma pessoa se aproxima de Deus, no vs. 25, A quem tenho eu …. Sabe qual é a conclusão que ele chega? Ele conclui que ela depende totalmente de Deus e ela passa a desejar ter esse Deus, como diz o salmista no salmo 42. Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus. Quando entrarei….

Há um desejo profundo de se relacionar com Deus. No vs. 26 ainda diz A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração. Sabe o que ele está falando? Que quando uma pessoa se aproxima de Deus, o Senhor sustenta o seu ser. Coração, sede da inteligência, da vontade e dos sentimentos. Deus sustenta você, não deixa você abalado emocionalmente.

Olha outra coisa que ele chega à conclusão na continuação desse versículo: a minha porção para sempre…. Ele está falando de um Deus que é provedor eterno! da minha vida biológica e espiritual. Ele vai prover a minha vida até a eternidade! Por isso, é bom me aproximar do Senhor. Deus cuida de todos os aspectos da sua vida.

A quinta conclusão que ele chega: Vs, 28 segunda parte. Pus a minha confiança no Senhor Deus. Quando ele busca a Deus para as respostas da sua vida, quando ele passa a ter a compreensão das coisas, ele chega à conclusão: Vale a pena colocar a minha vida nas mãos do Senhor. Vale à pena entregar a minha vida nas mãos de Deus. Sabe o que diz o salmo 125? 1 ¶ Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. 2  Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. Isa. 49:23 diz os que confiam no Senhor, não ficarão confundidos. Salmo 20:7-8 diz :Uns confiam em carros e outros em cavalos…  uns tropeçam e caem… ENTREGUE A TUA VIDA AO SENHOR!

Ele chega à 6a conclusão depois que ele se aproxima de Deus: Ele pôs a confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras.Ele faz um propósito. Eu vou anunciar para todo o mundo, que apesar de todas as minhas adversidades, há um Deus grande, tremendo, maravilhoso, que apesar da minha situação, ele dá entendimento para entender as questões da vida.

Em sétimo lugar, ele chega à uma brilhante conclusão que está no vs. 1, quando ele declara: Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. A conclusão que ele chega é a seguinte: a bondade de Deus nos cerca!
Você está aqui meu irmão? É a bondade do Senhor. Está vivo, tem saúde, foi comprado com o sangue do Cristo, se libertou de um monte de nojeira? É a bondade do Senhor. Tem vida eterna?

Veja o que diz o Salmo 136:

1 ¶ Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre.
2  Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade é para sempre.
3  Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade é para sempre.
4  Àquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre.
Apesar de toda luta e adversidade, você está vivo, você está na presença do Senhor, porque o Senhor é bom!

O Senhor é bom, não importa a luta, meu irmão, não fique olhando para o ímpio, porque daqui a pouco você não verá mais o lugar dele. Mas você está aqui na presença dEle.

Meu irmão agradeça a Deus, glorifique a Deus! A bondade do Senhor nos cerca! Todos nós deveríamos estar no inferno,  Todos nós merecíamos a condenação eterna, eu é que tinha que estar no madeiro. Mas a bondade do Senhor é que me trouxe Cristo. Para morrer no meu lugar!

E apesar de toda a adversidade, sabe o que vai acontecer? Um dia tudo isso aqui vai acabar. Ele vai nos dar a vida eterna, um lugar onde morte, sofrimento dor não entra.
O ímpio só pode desfrutar de alguma coisa aqui nessa terra. Só por um tempo, por um momento. Daqui a pouco ele é destruído. Mas você não. Você pode até passar por um pouco de tribulação aqui, mas no fim, você vai entrar no gozo do teu Senhor. Vale a pena se aproximar de Deus, meu irmão. Diga para o seu irmão ao lado!

Você já abriu a tua boca para dizer: graças a Deus? Apesar de toda luta, de todos os momentos maus, eu estou me preparando para encontrar-me contigo. Afinal de contas, Deus é bom para com Israel, a Igreja. Para com os limpos de coração.

E o salmista chegou a essa conclusão, e uma coisa acabou: A INVEJA! A luta dele não acabou, mas a inveja acabou! Eu estou aqui lutando, mas a bondade de Deus me cerca. Daqui a pouco a vitória vai chegar, a bênção vai chegar. Você não vai viver assim a vida toda. Tem milagre de Deus para a sua vida, tem vitória de Deus para a sua vida.

Diga isso para o seu irmão ao lado:

“A bondade de Deus te cerca.” Declare isso! Glórias a Deus. Aleluia!!! A bondade de Deus nos cerca! Louvado seja o nome do Senhor!

Não tenha inveja do ímpio não, meu irmão!  Não tenha inveja! Fulano tem tanto dinheiro! Você não sabe o que está por trás dos panos. Você vê a história de grandes personalidades, artistas e veja do que morreram: drogas, depressão profunda, bebediera, suicídio. Gente que você dizia: esse cara é o cara mais feliz do mundo! Não é não! A pessoa sem Deus não é feliz. E você na adversidade canta, glorifica, se alegra, tem prazer de viver. É a bondade de Deus que nos cerca!

Não reclame não, meu irmão. O teu futuro está nas mãos de Deus. Não reclame por causa das dificuldades não! Você pode ter o entendimento e uma compreensão da vida que ninguém tem. Você tem! Mas nessa noite, eu queria orar por você amigo. Esse salmista entendeu que quem se alonga, quem se distancia de Deus, no fim, perece. Quem se afasta de Deus perece. Quem se aproxima de Deus, o Senhor o sustenta, o fortalece, o Senhor tem um futuro para ele. A bondade de Deus o cerca.

Só tem um jeito, uma maneira para você se aproximar de Deus: só através de Jesus. Paulo diz em I Timóteo 1:5 há um só mediador… E que pelo sangue de Cristo, nós, os que estávamos longe de Deus, agora chegamos estamos perto. É reconhecer que Jesus é o único mediador que pode te levar até a Deus.

Se você quer se aproximar de Deus, você precisa se arrepender dos seus pecados, entregar sua vida a Cristo, e Ele te leva a Deus. Só Jesus pode te levar até a presença de Deus.
Eu queria orar por você. Quem sabe, aqui dentro, tem alguém que se afastou de Deus. O salmista declara: quase que eu caí. Faltou muito, muito pouco, para eu cair: se afastar de Deus, deixar a Deus.

Se você quer ter um encontro de Deus através de Jesus, saia aí do seu lugar, venha até aqui à frente, eu quero orar por você. O Senhor está de braços abertos aqui nesta noite par abençoar você, em nome de Jesus."


Nenhum comentário:

Postar um comentário